FOTO DA CAPA

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quinta-feira, 14 de julho de 2011

JOVENS TALENTOS DO KUNG FU: CORPO, MENTE E ESPÍRITO!

Com base totalmente aguçada nesse tripé holístico que reponde a magnitude do Kung Fu / Wushu, os estudantes secundaristas Karoline Satome (14 anos) e Ryan Fellipe (18 anos) conseguiram em uma dura jornada de leitura, textos manuscritos e muita análise sintática ao produzir uma dissertação de 10 laudas (tarefa destinada pela Profª Eneida Fádell) oriundas dos livros "O Inesquecível Bruce Lee" e o "Tao da Educação".
Ambos adolescentes, praticantes de Kung Fu concluiram após um mês intenso de sessões de leituras e discussões em grupo um texto apaixonante no qual fica evidente a história do povo chinês, sua cultura, história, arte, luta e principalmente a semântica da palavra Kung Fu.
Cada dissertação tem por objetivo desenvolver as faculdades intelectuais dos integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Kung Fu, VIDA LONGA. É que para a professora Eneida, um treinamento sério requer explorar de forma sistemática todos os talentos que o ser humano possui, talentos estes que segundo ela ficam guardados numa caixinha encefálica esperando o DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA!
Assim, Fellipe e Karol, como são chamados por seus irmãos de Treino foram os alunos nota 9,85, critério adotado pela mestre para nunca destinar 0 ou 10 nas correções das referidas dissertações.
Mas é inegável o talento desses dois jovens no ato de ler e escrever, uma atividade quase esquecida no Brasil, mas que no VIDA LONGA torna-se quesito de avaliação para ultrapassar nível e/ ou faixa.
Trechos da dissertação de Ryan Fellipe sobre O Inesquecível Bruce Lee:
... foi através de seus filmes que o kung fu foi popularizado na década de 60, o "gong fu", como escrito corretamente, se espalhou por toda a São Paulo e Rio de Janeiro. Todos queriam aprender esta arte marcial e viam nos chineses que moravam lá, pela imigração o único jeito de aprender o kung fu.
Então os chineses que habitavam aquela região começaram a aprender kung fu através de filmes, que é uma forma errada de aprender essa arte maravilhosa...
Neste trecho, Fellipe faz referência a informação dada pelo autor do livro de como a repercussão dos filmes de Bruce Lee causavam euforia as pessoas no Brasil na década de 60, também a forma menos eficaz de se difundir a complexa luta chinesa.
Em outros trechos, Ryan cita um pouco da personalidade marcante de Bruce:
...Bruce era muito crítico e não contava tempo em criticar outras artes marciais por sua eficiência ou a falta dela; por ser muito crítico arranjou vários inimigos,mas fez também muitas pessoas gostarem dele, pelos seus conceitos realistas...
Sobre o Jeet Kune Do, na dissertação há uma breve descrição:
...para Bruce Lee, o Jeet Kune Do não era apenas um tipo de luta marcial, mas uma verdadeira filosofia a se seguir. Ele criou essa arte marcial sem nenhum tipo de "estilo", como fazem outras artes marciais. Bruce queria unir as pessoas e não separá-las por estilos.
Em laudas mais a frente, Ryan Fellipe descreve sua impressão e analise do que leu:
...todos deveriam ver nesta arte a essência do Jeet kune Do e não somente a parte técnica como muitas pessoas olham...
Para concluir as citações de Ryan ele dá sua própria deixa do que acredita:
...a grande maioria dos jovens entram em academias de artes marciais para aprenderem a brigar.Mas a culpa são dos falsos mestres, só ensinam aos alunos a parte técnica e não a filosofia para o desenvolvimento da parte mental. Por este motivo a arte marcial está tão mal vista na sociedade nos dias de hoje. Muitos ainda não entenderam a essência da verdadeira arte marcial, como ela foi criada e porque ela foi criada. O VERDADEIRO ARTISTA MARCIAL MOSTRA A VIRTUDE E ESSÊNCIA ATRAVÉS DE SUAS ATITUDES. SE QUISER QUE O MUNDO SEJA MELHOR, SEJA VOCÊ A MUDANÇA EM PESSOA...
  






Por Ryan Fellipe
Ananindeua, Fevereiro 2011.







Na dissertação de Karoline Satome, foi evidenciada a definição semântica do kung fu, segundo a ótica do livro O Tao da Educação, assim como a interpretação dos ideogramas que forma em mandarim a palavra Kung Fu.
Para isto, Satome realmente desenvolveu trabalho árduo, pois apesar dos rigorosos critérios ocidentais de redação de textos (ABNT), Karol investiu na exemplificação prática dos ideogramas. Fez a próprio punho e com lápis para melhor compreensão do leitor acerca de sua releitura.
O Tao da Educação é um livro inovador na área semântica de Kung Fu, pois além da preocupação da autora do livro em aproximar mandarim ao português, percebe-se pelo conteúdo da dissertação a preocupação com o simbologia e interpretação de idéias de cada caracter. Não será possível neste momento  expressar de forma fidedigna a explanação feita pela estudante, precisaríamos partilhar de um momento ímpar de leitura e comentário em grupo, como ocorreu ao término desta tarefa no VIDA LONGA.
Kung fu
O ideograma acima pode ser traduzido como: trabalho árduo, tempo de habilidade, tempo de maturidade. Mas seu real valor se mostra na simbologia filosófica de que o Kung fu é excelência do ser, tudo aquilo que se faz com dedicação.
Nesta citação se encontram aí, os artistas, músicos, cozinheiros, pintor, lutador, o carpinteiro, pedreiro e tantos outros que levam a sério a busca da qualidade e perfeição em sua atividades.
Trechos da dissertação:
...o kung fu não é apenas habilidade física, mas a sabedoria que advém da experiência, tomada de consciência do mundo e das situações nele vividas, e não apenas a idade cronológica. É o aprimoramento de si, a perseverante busca de competência para a execução de algo...
...Os movimentos trabalhados no kung fu , como taolus, são parte do wushu, que significa arte marcial...
Um trecho muito interessante da laudas é quando Satome descreve sobre a influência do treinamento em kung fu para reequilibrar as energias internas:
...no livro são apresentadas diferenças entre ser agressivo e agir com violência, ser agressivo é ter determinação e energia direcionada à tarefa específica. Porém, a pessoa que possui "equilíbrio",deve se manter concentrada, focada, caso contrário ela gastará um nível maior de energia para alcançar seus propósitos. Quando o praticante age com violência é porque seu corpo e sua mente estão em desequilíbrio....
...uma parte interessante do livro é aquela em que a autora cita a "guerra interior" que é travada pela própria pessoa, seus desequilíbrios, sua desarmonia, que levam a uma violência interna fazendo a  pessoa desequilibrada gerar violência a outras pessoas ou objetos...
Para concluir, já que as várias laudas escritas por Karoline Satome deve ser lidas pessoalmente, palavras de Satome ao final de toda sua descrição:
O DEUS QUE HABITA EM MIM, SAÚDA O DEUS QUE HABITA EM VOCÊS! NAMASTÊ!





Por Karoline Satome Nakagawa
Ananindeua, fevereiro, 2011.

3 comentários:

  1. Fico muito feliz pelo grupo está atingindo um nível muito interessante. O que prova aos pais e aos próprios alunos que o objetivo da arte está se cumprindo... incomodar, provocar...formar um senso crítico e que ele seja exposto para que todos os que praticam a arte, em qualquer uma de suas ramificações percebem os benefícios que ela trás.

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  2. Nossa que belas palavras descritas nessas dissertações. Nos fazem refletir e sentir o que realmente a arte marcial transmite.
    Isso que o nosso amigo Ryan diz é verdade:"
    ...a grande maioria dos jovens entram em academias de artes marciais para aprenderem a brigar".
    Quando comecei a praticar kung fu pela primeira vez me senti assim, mas depois que parei de praticar por motivos pessoais percebi o que de verdade o kung fu foi e é na minha vida hoje.
    Os dois estão de parabéns realmente tocou-me profundamente, pois isso é o verdadeiro artista marcial. ^^

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  3. É galera! Isso aí, parabéns! Estudem mesmo, não é só músculo não! Se bem que já vi os treinos de vocês, pow, pegam pesado hein! rsrsrsrs
    Legal que vocês fazem de tudo um pouco, treinam pesado, tocam taiko, tem o lance do sushi também! Mas foi eu que ensinei a Eneida o sushi! Rsrsrsrrs
    Di boa!

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